A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp se solidariza com a população do Rio Grande do Sul nesta segunda tragédia após a cheia histórica que ceifou vidas nas cidades do Vale do Taquari no ano passado.
Como uma associação defensora do saneamento público eficiente, parabenizamos a Sabesp pelas ações de ajuda no restabelecimento do fornecimento de água nas cidades do Sul, a exemplo do que ocorreu na catástrofe que também aconteceu com as chuvas no Litoral Norte de São Paulo.
A Sabesp, com seu corpo técnico, possui um conhecimento acumulado de 50 anos de existência e é uma das maiores empresas de saneamento do mundo.
Este apoio só pode ser viabilizado pelo governo do Estado de São Paulo por ser acionista majoritário da empresa e, por conseguinte, termos uma empresa estatal.
Se a Sabesp fosse uma empresa privada, esse apoio até poderia ocorrer, mas estaria fora das mãos do poder público.
São cada vez mais evidentes os impactos das mudanças climáticas em todo o planeta, devastando, especialmente, as populações mais vulneráveis.
A APU ressalta a importância de refletirmos sobre o papel das organizações públicas para a proteção do meio ambiente, com responsabilidade socioambiental, intrínseca à sua missão.
Neste momento de dor e solidariedade, devemos reforçar a defesa do Poder Público para o bem-estar dos cidadãos, pela qualidade de vida e saúde das pessoas e do planeta.