Nova TV Alto Tietê: Saneamento público ou privado? Relatos de uma conversa com um especialista

O economista Cláudio Gabarrone, sabespiano durante três décadas, explicou à Nova TV Alto Tietê os motivos pelos quais é totalmente contra a privatização da Sabesp. Nesta reportagem, o especialista detalha os elementos relacionados à economia e enfatiza que o Monopólio é o mercado mais imperfeito que existe, pois o produtor, fornecedor, ou prestador de serviço é o único para atender à população de uma localidade. Isto faz com que ele, produtor, detenha total poder nesse mercado para estabelecer o preço pelo serviço ou bem que oferta. Sem dar a devida atenção às reclamações dos consumidores.

No caso da privatização da prestação deste bem tão essencial – a água 0, o consumidor pagará o que for cobrado por qualquer que seja a qualidade do serviço, já que não terá nenhuma alternativa a não ser sacrificar sua higiene, sua alimentação e a sua saúde, devido à consequente necessidade de reduzir o seu consumo de água pelo efeito do aumento das tarifas e pelo efeito renda do consumidor.

Confira a matéria completa aqui.

*CLÁUDIO GABARRONE é economista pela Universidade de São Paulo – USP. Trabalhou por 30 anos na Sabesp, foi Superintendente de Fiscalização de Custos e Tarifas na ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e consultor do Ministério das Cidades. É consultor do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Sobre Nós

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.

Newsletter

Você tambem poderá gostar de:

Acervo: SINTAEMA
Destaque

APU na luta contra o proeto de lei nº 3261/2019

Acervo: SINTAEMA A APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp apoiou e esteve presente no Seminário “Os desafios da universalização do saneamento no Brasil”,

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.