Em 11 de julho (terça-feira), às 17h, será lançada na Câmara dos Deputados a Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público.
A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU segue engajada na luta em defesa do saneamento público de São Paulo. Nesta sexta-feira, 23 de junho, juntamente com outras instituições do Fórum das Entidades, a Associação esteve presente em duas importantes reuniões contra o projeto de privatização da Sabesp.
Um dos encontros foi com o deputado federal Guilherme Boulos, no qual a APU foi representada por Edson Soares (presidente), Amauri Pollachi (diretor de Relações Externas) e Francisca Adalgisa da Silva (diretora de Projetos). As outras entidades do Fórum que participaram foram: AAPS (Associação dos Aposentados e Pensionistas da Sabesp) Associação Sabesp, AESAN (Associação dos Especialistas em Saneamento), ONDAS (Observatório dos Direitos à Água e ao Saneamento) e Sintaema-SP (Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo).
“Tiramos vários encaminhamentos”, conta Amauri. “O deputado Guilherme Boulos foi extremamente receptivo e colocou várias propostas de ações que nós podemos desenvolver nos próximos meses, principalmente a partir de agosto, com reuniões com prefeitos, reuniões com lideranças da capital e dos municípios próximos à capital. E trabalhar para discutir esse assunto na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, e também ter um apoio para a nossa campanha de comunicação e mobilizar movimentos sociais”, ressalta o diretor da APU.
Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público
Amauri Pollachi informou que a próxima ação de caráter nacional, que vai ocorrer na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF: o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Saneamento Público, no dia 11 de julho (terça-feira), às 17h. “Guilherme Boulos deu todo apoio e estará conosco na frente de luta contra a privatização da Sabesp”, reforça Pollachi.
Audiência pública em Santo André
No mesmo dia, a APU, representada pela diretora Francisca Adalgisa da Silva, participou da audiência na Câmara Municipal de Santo André/SP, proposta pelos vereadores Wagner Lima e Ricardo Alvarez. Na ocasião, Francisca fez um forte pronunciamento, assim como Ronaldo Coppa, especialista em Saneamento, segundo Amauri. Também esteve presente o Sintaema e várias lideranças locais, além da CPTM, que está junto com movimento do Fórum das Entidades na luta contra a privatização da água de São Paulo.
“Foi um movimento bastante importante no plenário da Câmara Municipal de Santo André, que é um dos maiores municípios operados pela Sabesp”, frisa Amauri.