As representantes do G9, Eliana Kitahara (membro da APU, da ABES-SP e da AESabesp) e Iracy Fátima Bim (integrante da APU), foram recebidas pelo secretário adjunto Raul Christiano Sanchez.
O G9 Saneamento Rural, grupo formado por mulheres especialistas nesta temática, visitou a Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, neste 22 de abril para apresentar suas atividades.
Recebidas pelo secretário adjunto Raul Christiano Sanchez, as representantes do G9, Eliana Kitahara (membro da APU, da ABES-SP e da AESabesp) e Iracy Fátima Bim (integrante da APU), apresentaram o grupo e as atividades realizadas, como Congressos, Encontros Técnicos, Simpósios, podcasts, divulgação do projeto também em midias ( revista Saneas, notícias da Universidade Federal do ABC (UFABC) e revista Sanear, entre outras). Também destacou a participção no workshop que propõe a gestão compartilhada no saneamento rural junto aos 5 Quilombos no Município de Eldorado – Vale do Ribeira (leia mais aqui sobre o workshop “Saneamento Rural no Estado de São Paulo”, realizado na Semana da Água (19 de março).
Raul, que trabalhou na Sabesp como superintendente em São Paulo e na Baixada Santista, foi precursor do programa “Onda Limpa”, explicou que a Secretaria é responsável por formular, coordenar e executar políticas públicas voltadas à promoção da justiça, dos direitos humanos e da cidadania. Seu trabalho abrange diversas áreas sociais e jurídicas, sempre com foco na inclusão, proteção de direitos e fortalecimento das instituições democráticas.
Desde 1996, a SJC-SP, por meio da Itesp, atua na identificação, reconhecimento e titulação de comunidades remanescentes de quilombos. Até o momento, 36 comunidades foram reconhecidas, sendo 6 tituladas em terras públicas estaduais, beneficiando aproximadamente 1.445 famílias distribuídas em 14 municípios, principalmente no Vale do Ribeira.
O secretário-adjunto esclareceu que não atua diretamente, mas articula entre as várias secretarias, com o propósito de melhoria e apoio aos povos quilombolas e indígenas. O órgão tem promovido articulação entre a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de SP (Semil) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp).
O executivo ressaltou durante o encontro que há uma grande necessidade de projetos para as áreas rurais. A Secretaria dispõe do Fundo de Investimento Difuso (FID) para promoção de projetos. “É importante ampliar as articulações junto às Secretarias da Agricultura, de Desenvolvimento Urbano e da Educação para unirmos esforços do governo no fortalecimento de projetos e programas sociais”.
O G9 é formado pelas profissionais do saneamento: Alzira Garcia, Ana Lucia Brasil, Eliana Kitahara, Eliana Boa Ventura, Francisca Adalgisa, da Silva, Iracy Bim, Telma Nery e Vania Lúcia Rodrigues.