Durante o evento, que teve como tema central “Do local de trabalho à população: exposição e prevenção”, a médica do Trabalho da Sabesp apresentou vários trabalhos técnicos, sendo um deles a experiência das atividades adotadas pela Sabesp para combater a pandemia de covid-19.
A Drª Telma Nery, médica do Trabalho da Sabesp e conselheira da APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp, participou da 28ª edição do Simpósio Internacional de Epidemiologia em Saúde Ocupacional (SESMT MIS). O importante evento teve como tema central “Do local de trabalho à população: exposição e prevenção”, e foi realizado online de 25 a 28 de outubro.
O simpósio abordou a gravidade de expor a população a substâncias diversas e as necessárias medidas preventivas que envolvam não somente cada trabalho, mas também o impacto em toda a sociedade.
Na oportunidade, a especialista apresentou vários trabalhos técnicos, sendo um deles a experiência das atividades adotadas pela Sabesp para combater a pandemia de covid-19.
“A ideia é adotar medidas preventivas, considerando estudos, análises epidemiológicas e ciência em toda sociedade”, enfatiza a Drª Telma, destacando que durante o evento foram discutidos temas como o impacto do acidente no World Trade Center para toda sociedade 20 anos depois; covid-19 como uma doença ocupacional(?); a economia informal e saúde; stress no trabalho frente novas características; condições de emprego, trabalho precário e saúde; impactos na saúde frente às substâncias utilizadas na limpeza doméstica; e agrotóxicos e saúde humana.
“A sociedade utiliza cada vez mais substâncias químicas e físicas, gerando exposições. A Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda atenção e cuidados”, ressalta a médica.