Organizações sociais, sindicatos, pesquisadores, artistas e ativistas se uniram para compor e lançar o Fórum Popular da Natureza, que começa na próxima segunda-feira (1) e segue até o dia 10 de junho. A ideia é promover um diálogo acerca das causas e efeitos da degradação ambiental, além de fortalecer o processo de resistência popular.
Durante 10 dias serão promovidas oficinas, apresentações artísticas e mesas de debate pela internet como forma de garantir o isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para Davi Amorim, integrante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o fórum é o resultado de um esforço conjunto de militantes da causa ambiental e teve como inspiração os fóruns sociais mundiais.
“A intenção do fórum é ser uma articulação permanente entre os movimentos populares com foco nessa questão do meio ambiente e das mudanças climáticas. Então, o objetivo do fórum é principalmente a articulação entre os movimentos sociais tanto debatendo as problemáticas ambientais como propondo soluções que os movimentos sociais já vêm desenvolvendo ao longo dos anos”, explica Amorim.