No mês de junho de 2021, a APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp realizou três cursos online que foram sucesso de realização e de público, dentre webinares e cursos de longa duração, todos gratuitos para associados. Foram debatidos os temas: Sistema de Gestão Ambiental no Saneamento, Aspectos Jurídicos da Gestão Comunitária do Saneamento, e Governança Corporativa em Empresas Estatais. Com os encontros online, a Associação continua em contato direto com seus associados neste momento de pandemia de covid-19, proporcionando debates com profissionais renomados do setor de saneamento.No dia 2 de junho, especialistas discutiram sobre o arcabouço jurídico de gestão compartilhada do saneamento em relação ao novo marco legal do setor – Lei 14026/20. Com o tema “Aspectos Jurídicos da Gestão Comunitária do Saneamento Aspectos Jurídicos da Gestão Comunitária do Saneamento”, o webinar contou com a moderação de Francisca Adalgisa da Silva, diretora de Projetos da APU, e com a participação dos palestrantes Felipe Toé, assessor e consultor das Centrais da Bahia, e Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa, secretário executivo de Saneamento do Ceará.
Francisca Adalgisa reforça que o saneamento básico é essencial para a qualidade de vida das populações. “As comunidades isoladas, indígenas e quilombolas, historicamente sofrem com a dificuldade de acesso à água em quantidade e qualidade necessárias para manutenção da saúde. É muito importante estudar e debater soluções e alternativas para o abastecimento destas populações menos favorecidas. A APU tem atuado fortemente na defesa do setor de saneamento básico e defender o direito de acesso à água, faz parte de nossa missão como uma entidade que atua pela Sabesp e pela sociedade. É muito bom estar e atuar em uma entidade que se preocupa com o bem estar da sociedade. Agradeço aos organizadores e aos palestrantes que contribuíram com este importante debate”, destaca.
A Profª Drª Vania Lucia Rodrigues da Universidade de Mogi das Cruzes foi uma das telespectadoras do webinar. Ela conta que foi um evento muito bom, que contou com a participação de pessoas de vários estados do país. “A apresentação do Dr. Felipe Toé trouxe importantes esclarecimentos do arcabouço jurídico do tema, incluindo as alterações trazidas pelo novo marco legal do saneamento. A apresentação foi didática, rica em conteúdo, e muito bem apresentada. O Dr. Paulo Lustosa compartilhou conosco a experiência da regularização das ações e da prestação de serviços de saneamento rural no Ceará. Foi muito enriquecedor conhecer os casos apresentados. Enfim, o webinar trouxe conhecimentos relevantes no momento oportuno. Todos nos beneficiamos. Parabéns à APU pela promoção”, celebra.
Cynthia Araújo, colaboradora da Companhia de Água e Esgoto do Ceará – Cagece, também foi uma telespectadora do webinar. Ela reforça que “o evento foi um grande marco para o nosso setor, foi o ponto de partida de muitas discussões que teremos que enfrentar pela frente para o Saneamento Rural. A proposta apresentada para regularização das associações foi bastante clara e pode ser replicada para os diferentes estados, remodelando conforme as necessidades locais. Que venham outros eventos como este para fortalecer o nosso RURAL!”.
Clique aqui para mais informações sobre webinar e para acessar o vídeo com o debate completo no canal do Youtube da APU.
De 7 e 30 de junho, foram realizadas as aulas da segunda turma do curso online “Governança Corporativa em Empresas Estatais”, ministrado pelo engenheiro Reynaldo Young Ribeiro, conselheiro da APU. Com o objetivo de propiciar um melhor entendimento da Governança Corporativa em empresas estatais e suas boas práticas, detalhando o papel do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal e suas responsabilidades, o curso foi totalmente gratuito para associados APU. A carga horária do foi de 8 horas.
Instrutor das aulas, Reynaldo Young destaca os principais elementos do curso.
“O curso proporcionou um aprendizado bastante atual sobre a governança das empresas estatais e uma rica troca de experiências entre os participantes, aprendendo juntos a identificar legislações e dinâmicas empresariais que estão totalmente disponíveis na internet. Este conteúdo foi preparado com as contribuições da primeira turma e terá, com certeza, aplicação permanente no dia a dia de todos”, afirma.
Dalva Ferreira Lopes, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp foi uma das alunas do curso e aprovou o conteúdo. “A APU nos proporcionou abordar a importância da governança corporativa para as empresas estatais, conceito, estrutura e peculiaridades. Enfim, principais diretrizes para a governança corporativa em empresas estatais numa modelagem muito interesse com abertura para esclarecimentos das dúvidas, interação de todo grupo. Recomendamos a formação de mais turmas”, destaca.
Outro aluno do curso, Maurício Campanati, também da Sabesp, aprova a capacitação. “Tive a oportunidade de participar do curso de Governança Corporativa em Empresas Estatais e parabenizo a APU pelo nível de qualidade do curso, que aliou conhecido técnico, prático e network entre os participantes”, frisa.
Iracy Fatima A Bim, também da Sabesp, afirma que gostou muito do curso por diversos motivos. “O Reinaldo soube abordar cada assunto de forma clara e objetiva e trazendo exemplos reais. O tempo foi bem dividido entre a apresentação e perguntas. Achei interessante estarmos entre colegas de diversas áreas, que acabou contribuindo para uma visão mais ampla dos assuntos abordados. O tempo foi ideal por ser duas vezes por semana, depois das 17h e sem extrapolar o horário. O Reinaldo conduz o curso com leveza e descontração, num bate papo gostoso. A organização/apoio atendeu todas as vezes que precisei. Ficou um gosto “de quero mais”. A APU está de parabéns. Excelente”, enaltece.
No dia 28 de junho, foi realizado mais um curso online, dessa vez com foco nos conceitos e práticas ambientais na operação de sistemas de saneamento. Com o tema “Sistema de Gestão Ambiental no Saneamento”, a aula foi ministrada pela engenheira Paula Márcia Sapia Furukawa, superintendente de Gestão Ambiental da Sabesp, que abordou a finalidade e motivadores para o sistema de gestão ambiental; os conceitos básicos; o contexto atual da sustentabilidade – quando explicou o que é ESG; e as estratégias de implantação e recomendações, dentre outros. A mediação do curso foi realizada por Alzira A. Garcia, diretora de Desenvolvimento Profissional da APU.
A professora Paula Furukawa afirma que é fundamental, atualmente, discutir e disseminar conceitos e práticas de gestão ambiental nos sistemas de saneamento, diante do avanço da regulamentação legal, da maior organização da sociedade e também das exigências do mercado.
“Observa-se uma crescente valorização das empresas preocupadas em adotar melhores práticas ambientais, sociais e de governança, representadas pela sigla em inglês ‘ESG’, sendo uma das métricas para avaliar o desempenho das empresas. Dentro deste contexto, o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) é uma ferramenta aderente a essas demandas, que possibilita inserir as questões ambientais na rotina das operações, com a respectiva conscientização ambiental e engajamento das equipes, incluindo lideranças, áreas de apoio e operacionais. Parabenizo à APU por inserir esse tema na sua pauta de cursos e agradeço pela oportunidade de compartilhar nossa experiência sobre o assunto”, destaca.
Sonia Maria Mitri, da Sabesp, foi uma das alunas do curso e afirma que foi uma “excelente iniciativa da APU em convidar a Paula Furukawa para apresentar o Sistema de Gestão Ambiental. Uma oportunidade ímpar para receber tanto conhecimento de forma clara e didática. Foi um grande aprendizado”, enfatiza.
Clique aqui para mais informações sobre o curso e para acessar o vídeo com o debate completo no canal do Youtube da APU.