APU realiza primeira turma do curso online “Governança Corporativa em Empresas Estatais”

Aulas foram ministradas para conselheiros e diretores da entidade com o intuito de aprimorar os detalhes para a segunda turma, que será realizada em junho. Inscrições estão abertas até 30 de maio. 

Por Rhayana Araújo

A APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp realizou nos meses de março e abril a primeira turma do curso Governança Corporativa em Empresas Estatais para conselheiros e diretores da Associação. A segunda turma ocorrerá em junho e as inscrições estão abertas até 30 de maio. Os interessados devem enviar um e-mail para administracao@apu.com.br.

O curso foi ministrado por Reynaldo Young, membro do conselho deliberativo da APU, que esclareceu que essa primeira turma foi realizada exclusivamente para os membros da direção da entidade com o intuito de identificar oportunidade der melhorias para a 2ª turma (de 7 a 30 de junho, todas as segundas e quartas- feiras, das 17h30 às 18h30). O curso é destinado a associados da entidade e também para não associados (saiba mais aqui).

Confira, abaixo, os comentários de alguns participantes do curso:

“O aprendizado foi eficiente e pude entender o que aconteceu recentemente com o leilão da Cedae. Além disso, com o Novo Marco Legal do saneamento e mudança no estatuto da Sabesp, muitos processos deverão ser avaliados e controlados pela Governança Colaborativa. Reitero a importância de todos os associados da APU participarem deste curso.” – Eliana Kitahara (conselheira).

“O curso foi muito interessante, trouxe muita informação que a gente desconhecia, e que foi importante ter acesso neste momento que estamos vivenciando, de mudanças internas da Sabesp em relação ao nosso Plano de Saúde e da Previdência, que temos uma certa preocupação. Estamos nos articulando para evitar que danos possam ocorrer. Esse material apresentado por Reynaldo trouxe instrumentos para podermos nos posicionar e reivindicar.”Sonia Nogueira (Conselho Deliberativo).

“O curso foi muito oportuno, principalmente neste momento com a Lei 13.303 e mais recentemente a atualização do Marco Legal do saneamento.  Permite que possamos fazer uma análise crítica do posicionamento que as empresas deverão ter no que concerne à Governança.” – Mercedino Carneiro Filho (conselheiro fiscal).

De acordo com Reynaldo Young, neste momento é fundamental levar este tipo de informação para as pessoas que trabalham com os administradores das empresas, dando-lhes uma base de conhecimentos sobre as atuais práticas de governança. “O programa do curso contempla esclarecimentos e funcionamento sobre o papel dos conselhos de administração e fiscal, suas relações com a gestão e funcionamento das empresas estatais e sociedades de economia mista no contexto brasileiro e, quando for o caso, também no exterior”, destaca Reynaldo.

Sobre o palestrante – Reynaldo Young é engenheiro da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. É especialista em gestão de riscos e compliance empresarial, com atribuições de identificação de correção e oportunidades no setor de saneamento. Atualmente, trabalha para o desenvolvimento e melhorias nos processos operacionais e empresariais de empresa estatal do setor de saneamento e associações de profissionais. Além de atuar como conselheiro da APU, Reynaldo também tem representação na Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabep, como presidente do Conselho Deliberativo da entidade.

Sobre Nós

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.

Newsletter

Você tambem poderá gostar de:

Acervo: SINTAEMA
Destaque

APU na luta contra o proeto de lei nº 3261/2019

Acervo: SINTAEMA A APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp apoiou e esteve presente no Seminário “Os desafios da universalização do saneamento no Brasil”,

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.