A presidente Francisca Adalgisa participou como moderadora de mesa, e a diretora e articuladora do G9 Saneamento Rural, Eliana Kitahara coordenou uma mesa e um painel do Congresso.
A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU marcou presença no 35º Encontro Técnico da AESabesp/Fenasan 2024, que aconteceu de 22 a 24 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é uma realização pela Associação dos Engenheiros da Sabesp – AESabesp, em parceria com a Associação dos Especialistas em Saneamento (AESAN).
No primeiro dia, a presidente da APU, Francisca Adalgisa da Silva, moderou a mesa-redonda “Saneamento Ambiental do Continente aos Oceanos: condição fundamental para a saúde planetária e para enfrentar as mudanças climáticas”. Sob coordenação de Sonia Nogueira, membro da Comissão Organizadora do evento, discussão contou com participação de Paulo Antunes Horta, professor do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Fábio Luciano Pincinato, ecólogo e mestre em Geociências e Meio Ambiente, vinculado à Coordenadoria de Recursos Hídricos da Semil; e Maria Teresa Castilho Mansor, especialista ambiental na Coordenadoria de Planejamento Ambiental (CPLA), da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL).
Os convidados destacaram a necessidade urgente de conservar os ecossistemas remanescentes, restaurar os degradados e promover o saneamento ambiental para recuperar o sistema que sustenta a vida na Terra. Essa ação conjunta é essencial para garantir um futuro próspero para a humanidade.
No segundo dia do Congresso, Eliana Kitahara, articuladora do G9 Saneamento Rural e diretora de Projetos da APU, coordenou a mesa-redonda “Estratégias e Políticas para Implantar a Gestão Compartilhada do Saneamento em Comunidades Rurais”.
Com moderação de Meunim R. de Oliveira Jr, assessor da presidência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o debate teve participação de Sérgio Murilo Guimarães, presidente do SISARP (Instituto de Desenvolvimento de Sistemas Integrados de Saneamento Ambiental no Meio Rural); Flávio Marcos Passos Gomes Junior, diretor do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios do Ministério das Cidades; e Antônio Miranda, consultor, especialista em gestão de serviços de saneamento.
Na ocasião, os palestrantes apresentaram as ações e articulações para desenvolver o modelo exitoso de Gestão Compartilhada do Saneamento SISAR, em Pernambuco, e também as políticas, planos, estratégias e diretrizes para o saneamento rural no Brasil.
Eliana Kitahara também coordenou o painel “Tecnologias para o Saneamento Rural”. Integraram o debate Cyntia Pereira Nunes de Araújo, gerente de obras da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e Cristina Zuffo, superintendente de Inovação e Tecnologia da Sabesp-TX.
O painel destacou a experiência da Cagece e as tecnologias em estudo pela Sabesp para o saneamento rural, para atender as especificidades sociais, culturais e ambientais locais.