A conselheira e integrante do G9 (grupo de nove mulheres especialistas em saneamento e qualidade de vida), Eliana Kitahara, abordou a“Gestão compartilhada: saneamento em Quilombos do Vale do Ribeira”.
A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp (APU) marcou presença no Seminário Meio Ambiente Saneamento e Sustentabilidade da Asec Cetesb (Associação dos Engenheiros e Especialistas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em parceria com a Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp. O evento aconteceu entre 5 e 7 de dezembro, com apresentação feita por Uladyr Naime, presidente da Asec-Cetesb.
O seminário foi transmitido pelo canal da AESabesp no YouTube e contou com cinco painéis, abordando os temas: Clima e Meio Ambiente, Resíduos Sólidos, Ações da Cetesb, Licenciamento Rural e Águas e Esgotos. Na ocasião, a APU foi representada por Eliana Kitahara, membro do Conselho Deliberativo da entidade e integrante do G9 (grupo de nove mulheres especialistas em saneamento e qualidade de vida). A especialista falou sobre “Gestão compartilhada: saneamento em Quilombos do Vale do Ribeira”.
Veja como foi o evento:
No primeiro dia, os palestrantes convidados foram: Samanta Souza, subsecretária de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado de São Paulo na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, que ministrou a palestra “Integra Tietê” – programa de recuperação do rio Tietê; Augusto José Pereira Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordou o fenômeno El Niño e o meio ambiente; Regiane Tietê Teruya Yogui, gerente da Divisão de Economia Verde e Logística Reversa da Cetesb, apresentou o tema “Economia verde e logística reversa”; os representantes da B&F Dias Carlos Eduardo Lucchini (gerente técnico e comercial em Tratamento de Águas) e Felipe Medeiros (gerente técnico do Departamento de Efluentes) apresentaram a palestra “Tecnologias Aplicadas no Tratamento de Águas, Efluentes e Reúso.” Os engenheiros também apresentaram cases de sucesso da empresa.
Assista ao primeiro dia do seminário clicando aqui.
O segundo dia do evento (6), recebeu palestras de Beatriz Durazzo Ruiz, gerente do setor de águas interiores da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), sobre “Rede de monitoramento da qualidade de água”; Patrícia da Silva Trentin, gerente da Divisão de Metrologia e Calibração, que abordou o assunto “Acreditação de ensaios e amostragem para fins de controle de qualidade”; e Maria Inês Zanoli Sato, biomédica e gerente de Laboratórios de Análises Ambientais na Cetesb, com o tema “Importância do monitoramento ambiental de patógenos como estratégia para a saúde única”.
As palestras desse segundo dia podem ser assistidas aqui.
No terceiro e último dia, além de Eliana Kitahara, participaram como palestrantes: Roseane Garcia, diretora da ABES-SP e coordenadora das Câmaras Técnicas de Resíduos Sólidos e de Saúde Ambiental da seção, que abordou o “Plano de Segurança de Água”; Viviane Chagas Kondratiuk, gerente da Diretoria de Impactos Ambientais da Cetesb, abordando o assunto “Licenciamento Urbano”; Viviana Borges, presidente do Conselho Deliberativo da AESabesp, que apresentou o Museu Água. Adriano Queiroz, diretor de Licenciamento da Cetesb, discorreu acerca do tema “Licenciamento simplificado para área rural”; Paulo Robinson da Silva Samuel, engenheiro da AIDIS, destacou os “Desafios do abastecimento de água em áreas de carência social”; o professor José Mierzwa, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), falou sobre “Barreiras sanitárias e segurança da água”; e Angela Di Bernardo, diretora da Hidrosan Engenharia, falando sobre “Tratamento de água para abastecimento de água”.
Para assistir à transmissão completa, clique aqui.