Associação e membros do G9 participaram ativamente da organização e debates sobre sustentabilidade e crise climática em evento realizado em São Paulo com presena da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.
A Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp (APU) e o G9 Saneamento Rural marcaram presença na 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, realizada em 12 de março, na Universidade de São Paulo (USP). Representados pela presidente Francisca Adalgisa da Silva e pela diretora Eliana Kitahara, além de Iracy Bin, a APU e o G9 integraram a Comissão Organizadora Estadual (COE), contribuindo na organização do evento, facilitando grupos de discussão e incentivando a participação de comunidades quilombolas.

Participação na EAACONE e Eleição de Delegados Quilombolas para a CNMA
Exposição sobre a Conferência Estadual de Meio Ambiente
No dia 17 de fevereiro, Iracy Bin e Eliana Kitahara, representando a APU e o G9, participaram de reunião na EAACONE (Equipe de Articulação e Assessoria às Comunidades Negras de SP/PR) para explanar a importância e sensibilizá-los a participarem da Conferência Estadual de Meio Ambiente, destacando a importância da participação dos quilombolas nas discussões. “Durante o evento, enfatizamos a necessidade de envolvimento nos cinco eixos temáticos previstos: Mitigação, Adaptação e preparação para desastres, Transformação ecológica, Justiça climática e Governança e educação ambiental”, detalha Eliana.
As especialistas orientaram a comunidade para a indicação de cinco quilombolas, que participaram individualmente nos respectivos eixos temáticos. Também foi solicitado à COE, segundo Eliana, a deliberação e aprovação do convite a quilombolas que não haviam participado das Conferências Municipais. Com sucesso, foram cadastrados os cinco quilombolas indicados pela EAACONE.
Na chegada, conta Eliana Kitahara, durante as discussões e na fase de eleição de delegados, integrantes do G9 Saneamento Rural/APU recepcionaram, acompanharam e orientaram os líderes quilombolas presentes.
Na etapa final do evento, 28 participantes – incluindo indígenas, caiçaras, representantes de matriz africana e quilombolas – participaram da votação. Como resultado, dois quilombolas foram eleitos como delegados.
Importância do Apoio do G9 Saneamento Rural/APU
“Consideramos essa eleição uma vitória e um avanço significativo, contando com o apoio fundamental do G9 Saneamento Rural/APU no processo de escolha dos delegados quilombolas que representarão o estado de São Paulo na Conferência Nacional de Meio Ambiente (CNMA) em Brasília”, enfatiza Eliana Kitahara, que além de diretora da APU é articuladora do G9.

