A ABES promoverá, no dia 5 de fevereiro, das 14h às 18h, no auditório do CRQ (Conselho Regional de Química), em São Paulo, o Simpósio Ranking ABES da Universalização do Saneamento.
O encontro reunirá os presidentes de todas as Seções Estaduais da ABES e outros especialistas do setor para discutir o Ranking lançado pela ABES em outubro de 2017, durante o Congresso ABES Fenasan 2017.
O Ranking avalia a situação do saneamento em relação à universalização no Brasil por meio de indicadores de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta e destinação de resíduos sólidos. O estudo analisa as condições do saneamento em relação à universalização nas cidades brasileiras com mais de 100.000 habitantes e, em função da intrínseca relação entre saneamento e saúde, correlaciona os resultados às DRSAI – Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado de cada município.
Compõem o estudo 231 municípios cujos dados foram fornecidos ao SNIS2 – Sistema Nacional de Informações de Saneamento. Os dados de saúde foram obtidos do DATASUS 3 do Ministério da Saúde.