Na quarta-feira, dia 29/08, no Auditório Augusto Ruschi da CETESB, a APU participou como parceira do evento: ” I Encontro Tecnológico de Tratamento de Esgotos Domésticos em Comunidades Isoladas — Unidades Pré-Fabricadas.”
O evento reuniu profissionais da área de saneamento para compartilhar suas experiências relacionadas ao tratamento de esgotos e suas alternativas tecnológicas em comunidades isoladas. Foram apresentadas palestras com especialistas como Hélio Suleiman, diretor presidente da Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (FABHAT), que falou sobre “A visão do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT) sobre as soluções individualizadas de esgotos domésticos que podem contribuir para o reuso e serem ecologicamente sustentáveis”, Pedro Alacon, consultor de Projetos na Companhia Águas de Joinville (CAJ) e Membro do Comitê de Saneamento da ABNT, que abordou o tema “Contexto das soluções de tratamento de esgotos da ABNT que estão em revisão”, e Paulo Pereira, Secretário do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Extrema, que discorreu sobre visão de saneamento no município no contexto da proteção de mananciais e gestão compartilhada.
Sonia Nogueira, conselheira da APU, participou do evento e ressaltou: “A comunidade deve ter água, pois água é saúde. O encontro foi muito importante porque os fabricantes trazem várias ideias e soluções. A comunidade deve escolher, ter uma associação para operacionalizar sozinha após ser treinada e capacitada.”