A especialista falou sobre o impacto da privatização do saneamento para mulheres e populações vulneráveis. Assista no YouTube.
A cientista social e diretora de Projetos da APU, Francisca Adalgisa, participou nesta quarta-feira, 15 de março, do debate “A luta por igualdade na engenharia”, promovido pelo Núcleo da Mulher Engenheira do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP).
Moderado por Silvana Guarnieri, diretora do SEESP e coordenadora do Núcleo Mulher da Engenharia, o evento discutiu a ampliação da presença feminina e os desafios que as profissionais encontram para ingressar e se destacar na profissão. O debate contou com presença do presidente do SEESP, Murilo de Campos Pinheiro.
Na oportunidade, Francisca ministrou a palestra o “Impacto da privatização do saneamento para mulheres e populações vulneráveis”. Ela destacou a participação feminina no mercado de trabalho, dupla jornada, necessidades, desafios e falta de acesso ao saneamento. Neste contexto, a especialista abordou a privatização do saneamento em São Paulo – lembrando que a Sabesp já repassou 2 bilhões de recursos para o Governo do Estado que não foram distribuídos para investimento no setor -, qualidade dos serviços da Sabesp e o impacto sobre a população mais vulnerável, principalmente as mulheres periféricas e pretas.
Além de Francisca, participaram a psicóloga Jaqueline Monteiro, que discorreu sobre “Fortalecidas para vencer os desafios”, e a engenheira Liane Dilda, falando sobre “Liderança, empreendedorismo, conquistas e desafios”.
O evento foi transmitido online pelo canal do SEESP no YouTube. Clique aqui para assistir.