Cibercriminosos estão ameaçando a empresa de serviços de previdência com tentativas de extorsão. O site da entidade está fora do ar desde o dia 26 de abril e protocolos de Segurança foram ativados.
A Fundação Sabesp de Seguridade Social – Sabesprev informou nesta sexta-feira, 29 de abril, que tem recebido uma série de ataques cibernéticos nos últimos dias. Sediada em São Paulo, capital, a Sabesprev oferece serviços de previdência complementar e vem recebendo ameaças e tentativas de extorsão de cibercriminosos.
O site da companhia está fora do ar desde o último dia 26, quando rumores na internet já indicavam comprometimento dos sistemas e de dados sensíveis. De acordo com a organização, os protocolos de Segurança foram acionados, inclusive rastreamento técnico junto à empresa parceira de cibersegurança.
“Além das providências técnicas, já foi aberto boletim de ocorrência e registro junto a ANPD. Também estão sendo averiguadas as providências jurídicas para prevenir/corrigir quaisquer danos e responsabilizar os infratores envolvidos”, reforça a Sabesprev.
Veja como entrar em contato com a Sabesprev, caso precise de informações ou enviar documentos:
Nos últimos dias, cibercriminosos atacaram outras empresas. A Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU foi vítima de incidente de Segurança que provocou desligamento de todas as máquinas e saídas de rede. O ataque deixou sistemas e recursos de dados inacessíveis.
Outro incidente envolveu a Secretaria de Estado de Fazenda do Rio de Janeiro, que sofreu invasão cibernética em seus sistemas. A pasta informou a ocorrência na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática para investigar o caso.
E na madrugada do último dia 15, um fornecedor de tecnologia do Banco PAN sofreu acesso não autorizado, o que causou uma exploração de vulnerabilidade que permitiu cópia de dados cadastrais dos clientes. Em nota oficial, a instituição informa que a apuração do caso está em curso e que todas as autoridades competentes foram notificadas.
Confira o comunicado da Sabesprev na íntegra:
“A Sabesprev tem recebido uma série de ataques cibernéticos nos últimos dias. A ação iniciou com investidas infrutíferas para derrubar o site da Sabesprev e seguiu com ameaças e tentativa de extorsão, por e-mail, contra a Entidade.
A Sabesprev tirou temporariamente seus sites do ar, ativou seus protocolos de segurança, está fazendo o rastreamento técnico com a empresa de cybersegurança, além de outras medidas cabíveis.
Além das providências técnicas, já foi aberto boletim de ocorrência e registro junto a ANPD. Também estão sendo averiguadas as providências jurídicas para prevenir/corrigir quaisquer danos e responsabilizar os infratores envolvidos.”
Fonte: Secutity Report