Salve 22 de março – Dia Mundial da Água 2021 | Por John E. Tatton

Por John E. Tatton *

A celebração do dia internacional remonta a 1992, ano em que foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou uma resolução pela qual o dia 22 de março de cada ano era declarado Dia Mundial da Água, a ser celebrado a partir de 1993.
Posteriormente, outras celebrações e eventos foram entregados. Como, por exemplo, uma Década Internacional de Ação pela Água para o Desenvolvimento Sustentável, 2018-2028. Essas celebrações servem para reafirmar que as medidas de água e saneamento são fundamentais para a redução da pobreza, o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental.

Esta informação foi criada com o objetivo de alertar para uma população internacional sobre a importância da preservação da água para todas as áreas de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. Água limpa e água é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas – ONU.
O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU-Organização das Nações Unidas através da resolução A / RES / 47/193 de 21 de fevereiro de 1992, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

Declaração Universal dos Direitos da Água lançada pela ONU:

  • A água faz parte do patrimônio do planeta;
  •  A água é a seiva do nosso planeta;
  • Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito especial;
  • O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependente da preservação da água e de seus ciclos;
  • A água não é somente herdada de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
  •  A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
  • A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
  • A utilização da água implica respeito à lei;
  • A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e conforme a necessidade de ordem econômica, sanitária e social;
  • O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Água: nossa riqueza comum

Água e Sabão Contra o Coronavírus:
A higiene das mãos é essencial para conter a propagação do COVID-19, bem como de outras doenças infecciosas. Se você tiver acesso a água e sabão, siga as etapas e participe da campanha #SafeHands. Para sua comunidade e para você.
Neste Dia Mundial da Água, e em qualquer outro dia, lembre-se de lavar as mãos regularmente com água e sabão ou com um gel de mão à base de álcool. Consulte as diretrizes do UNICEF sobre como lavar as mãos e os fatos rápidos da ONU Water sobre como lavar as mãos / higiene das mãos.
Neste #DiaMundialdaÁgua vamos mostrar nossos melhores hábitos de higiene das mãos para combater a COVID19.

 

Fonte: https://www.un.org/en/observances/water-day

Dia 22 de Março de 2021, a Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU organizou uma palestra: Água, Saneamento e Saúde Pública e Engajamento da Sociedade, para celebrar o Dia Mundial da Água 2021. Fiquem atentos para acessar o link do evento que será oferecido gratuitamente pela WEB .

* Prof. John E. Tatton é Colunista da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp. Trabalhou por 40 anos na Sabesp, onde implementou a Educação Ambiental e o PEA Sabesp.
Atualmente é professor de Saneamento Ambiental no Curso de Engenharia na Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP e Presidente da Associação Guardiã da Água (ONG).

Sobre Nós

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.

Newsletter

Você tambem poderá gostar de:

Acervo: SINTAEMA
Destaque

APU na luta contra o proeto de lei nº 3261/2019

Acervo: SINTAEMA A APU – Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp apoiou e esteve presente no Seminário “Os desafios da universalização do saneamento no Brasil”,

associe-se

A Associação dos Profissionais Universitários da SABESP visa representar os trabalhadores do setor de saneamento, bem como ser uma ponte entre o setor e a sociedade.