Em 24 de setembro, em evento realizado por meio de plataforma virtual, a Diretoria, o Conselho Fiscal e o Conselho Deliberativo da APU, eleitos no pleito de agosto, tomaram posse para exercer o mandato de 2020 a 2023.
Apesar das restrições para reuniões presenciais em razão da Covid-19, a cerimônia foi calorosa e descontraída.
A cerimônia de posse foi aberta com a brilhante palestra de Léo Heller, Relator Especial dos Direitos Humanos à Água e ao Esgotamento Sanitário das Nações Unidas e pesquisador da Fiocruz, sobre “O direito à água e ao saneamento na perspectiva da Lei 14.026”. Heller discorreu sobre a declaração da ONU de 2010 que declarou o acesso à água e ao saneamento como direito fundamental das pessoas, que foi referendado pelo Brasil com caráter vinculante para cumprimento pelo Estado nacional, que passa a garantir que a prestação desses serviços atenda a esses direitos humanos, contemplando acessibilidade, disponibilidade, aceitabilidade, qualidade e acessibilidade financeira. Heller ainda trouxe elementos que analisou em seu mais recente relatório para a Comissão de Direitos Humanos da ONU que tratou da influencia da privatização para esses direitos. Com a Lei 14.026/2020, a transformação na forma de prestação de serviços poderá afetar sobremaneira a garantia dos direitos. A transcrição integral da palestra está disponível em: https://youtu.be/YNNEqAdflsk .
Marcaram presença e abrilhantaram a posse da nova gestão da APU, os presidentes do Sintaema, José Faggian; da AAPS, José Luiz de Melo Pereira; da FABHAT, Hélio Suleiman; da Sabesprev, Walter Sigollo; da AESabesp, Viviana Borges; da Associação Sabesp, Pérsio Faulim de Menezes; o vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros, João Carlos Bibbo; do diretor do Sindicato dos Advogados, Norberto Pereira Maia; do coordenador-geral do ONDAS, Marcos Montenegro; presidente da FNU, Pedro Blois; e do secretário-executivo do ONDAS, Edson Aparecido da Silva.
Francisca Adalgisa da Silva lembrou as mobilizações da APU durante o seu mandato nas questões da Sabesprev e na luta contra a privatização do saneamento, agradecendo a colaboração de diretores e conselheiros durante os últimos três anos.
Após a nomeação dos conselheiros e diretores eleitos para o triênio 2020-2023, o novo diretor-presidente, Edson Dauroiz de Vargas Soares fez pronunciamento destacando que em razão do novo marco Legal do Saneamento Básico, a APU desempenhará seu papel de forma harmônica e conciliadora, agregando esforços e conhecimento, se colocando à disposição para compor junto a diretoria da Sabesp e demais associações, de alternativas viáveis e propostas que visem a universalização dos serviços sem se distanciar dos compromissos assumidos perante a seu corpo de associados, que é o aprimoramento profissional e o zelo pelo nosso trabalho e emprego.
Outros desafios também se fazem presentes, como o programa de governo Novo Rio Pinheiros, por exemplo que tem o objetivo de revitalizar este símbolo da cidade de São Paulo, por meio da redução do lançamento de esgotos nos seus afluentes e melhorar a qualidade das suas águas, com consequente ganho para a qualidade de vida da população.
Aproveito para mencionar que profissionais que participam deste Projeto integram nosso quadro de associados e estão imbuídos em agregar valor a atual gestão, sendo disseminadores de conhecimento e experiências.
Nesse sentido estamos prevendo a realização de seminários conjuntos com outras entidades de classe, debates, canais de discussão palestras com colaboradores e convidados do setor, entre outros. Enfim, fomentamos uma gestão participativa, onde todos tenham voz e possam contribuir da melhor forma.
Finalizando, face aos desafios que se aproximam, a APU será uma parceira obstinada no resguardo do saneamento de qualidade e na capacitação cada vez maior dos seus associados.
E é com base nessa plataforma de entendimento e engajamento que me comprometo a gerir a APU.
Edson Soares.
Assista a Cerimônia de Posse da APU pelo Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=YNNEqAdflsk&t=1s
Gestão APU 2020-2023
Diretoria Executiva
Edson Dauroiz de Vargas Soares – Diretor Presidente
Carlos Jose Leoneli – Diretor Administrativo e Financeiro
Amauri Pollachi – Diretor de Relações Externas
Francisca Adalgisa da Silva – Diretora de Projetos
Alzira Amâncio Garcia – Diretora de Desenvolvimento Profissional
Conselho Fiscal – Titulares
Edson Bat Matson Silva
Mercedino Carneiro Filho
Samuel Camargo Neto
Conselho Fiscal – Suplentes
Marcelo Galdieri
Reginaldo Batista dos Santos
Robson Ramos Branco
Conselho Deliberativo – Titulares
Athaíde Anacleto
Carlos Alberto Carvalho
Cintia Elena Nicolau
Claudia Bittencourt
Claudia Regina Garcia Bertoni
Eliana Guarda
Eliana Kazue Irie Kitahara
Lupe M.B. Balderrama
Nilza Caetano Ferreira Gali
Oscar L. Alencar Junior
Reynaldo E. Y. Ribeiro
Sonia Maria Nogueira e Silva
Tania Aparecida Zanatta
Telma de Cassia dos S. Nery
Vanderlei Pim
Conselho Deliberativo – Suplentes
Alcides Sanvesso
Bruno Luís L. de Carvalho
Marcelo Serra de Lacerda Silva
Marcos Cesar T. Barbosa
Rian Cezar Alves da Silva