Fonte: Acervo Online | Brasil por Larissa Mies Bombardi e Pablo Luiz Maia Nepomuceno
Por que o Amazonas e o Ceará estão entre os principais focos da Covid-19 no Brasil? Artigo correlaciona a explosão de casos com os dados de saneamento básico nesses estados, e apresenta novos estudos que demonstram a persistência do coronavírus nas fezes de pessoas infectadas, mesmo as assintomáticas
Uma versão corrente do mito grego de Pandora diz sobre a possibilidade – devastadora – de uma caixa, que trazia as mazelas do mundo, ser aberta. Com a abertura da Caixa de Pandora os males da humanidade sairiam e se apresentariam tal como são na realidade.
Prometeu, pai da humanidade, cujo nome também pode ser traduzido como “aquele que vê antes” era irmão de Epimeteu “aquele que vê depois” ou imprudente. Em várias versões do mito a abertura da Caixa está ligada à atuação de Epimeteu junto à Pandora (pan = todos; dora = presente).
De alguma forma a pandemia do vírus Sars-Cov-2 está trazendo à tona de forma muito clara e indelével a grande mazela dessa sociedade dita moderna que, como sabemos, pauta-se por uma profunda desigualdade em âmbito global.
Leia mais em: https://diplomatique.org.br/covid-19-desigualdade-social-e-tragedia-no-brasil/