Evento reuniu, na última quarta-feira, 11 de abril, especialistas para debater soluções para a gestão hídrica e estratégias de sustentabilidade.
O Segundo e último dia do 12º Seminário Técnico da Associação dos Engenheiros e Especialistas da Cetesb e do Meio Ambiente – Asec Cetesb, realizado em 9 de abril com apoio da Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp – APU, trouxe especialistas para discutir o impacto das mudanças climáticas sobre a gestão hídrica no Brasil. Em celebração ao Dia Mundial da Água, o evento destacou a urgência de soluções sustentáveis e de uma maior conscientização sobre o uso dos recursos hídricos.
Na abertura, Uladyr Ormindo Nayme, presidente da Asec Cetesb, ressaltou a importância da iniciativa, que reuniu especialistas de diversas áreas para debater os desafios hídricos no Brasil, com foco em uso racional da água, inovações em tratamento, reúso e soluções sustentáveis.
A programação contou com a participação de diversos especialistas para abordar a temática. Ricardo Crepaldi, coordenador da Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e vice-presidente da Subseção Cone-Leste da ABES-SP, ministrou a palestra “Cada Gota Conta – A Revolução da Água em um Mundo em Aquecimento”. Augusto Pereira (IAG-USP), abordou os eventos climáticos extremos e sua influência na disponibilidade hídrica, e Diego de Oliveira Pinto (Sanasa), trouxe orientações práticas sobre os Planos de Segurança da Água.
Outros temas relevantes incluíram a contaminação do Lago Poopó, pela perspectiva de Marco Antonio Torrico Torrico (Bolívia); a relevância das águas subterrâneas, explorada por Mara Magalhães Gaeta Lemos (Cetesb); e os desafios regulatórios para o uso sustentável dos aquíferos, apresentados pela Profª Drª Alexandra Suhogusoff (CEPAS-USP). Felipe Basso Tomé (Cetesb) discutiu as águas litorâneas e costeiras, enquanto Samy Menasce (Brasil Ozônio) destacou as múltiplas aplicações do ozônio em diversos setores. Encerrando a programação do dia, Viviana Borges, diretora Social da AESabesp, sublinhou a importância da conscientização em sua palestra “Educação Ambiental para Universalização e Sustentabilidade”.
Ao longo dos dois dias, o evento se consolidou como um espaço importante para a troca de experiências e desenvolvimento de soluções inovadoras voltadas à preservação da água, impulsionado de forma significativa pelo apoio da AESabesp. A iniciativa reafirma o papel estratégico das parcerias institucionais na construção de um futuro mais sustentável para todos.
Assista ao segundo dia na íntegra